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Mini-Cursos


Estão abertas as inscrições para os mini-cursos!

Atenção!!!!!

* Os mini-cursos acontecem no horário da manhã.
* É necessário também realizar a inscrição no evento. 
* Só é possível realizar UM mini-curso por inscrito.
* A confirmação de inscrição no mini-curso só será feita após a finalização das inscrições, quando todos os mini-cursos estiverem com as vagas preenchidas.


inscrições


1.  A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL E SEU REFLEXO NA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA - INSCRIÇÕES ENCERRADAS (Vagas esgotadas)

Proponente: Patrícia Marília Félix da Silva (UFPE)

Objetiva-se trabalhar o conceito de cidadania, a partir da análise comparada entre o modelo de T. H. Marshall e o de J. M. de Carvalho sobre a realidade do Brasil, tendo a população em situação de rua como indicativo da mesma. Baseando-se nesta população, problematizar-se-á a desigualdade social no Brasil como um paradoxo na proposta dos direitos humanos. Assim, embasando-se no processo de juridificação da cidadania, será comparado o discurso e a prática de políticas sociais voltadas à população supracitada, a exemplo da Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua.

Metodologia: O minicurso será ministrado durante 3 dias, sendo 2 horas por dia, contabilizando 6 horas no total. Número de participantes: 20.

2. ANTROPOLOGIA DA PERFORMANCE: OS RITUAIS CONTEMPORÂNEOS  E O TEATRO DA VIDA COTIDIANA - INSCRIÇÕES ENCERRADAS (Vagas esgotadas)

Proponente(s): Greilson José de Lima (UFPE) e Cleonardo Gil de Barros Mauricio Junior (UFPE)

Este minicurso pretende oferecer um primeiro contato com a Antropologia da Performance, proposta teórica - e de compreensão etnográfica. Gestado na interface dos estudos do ritual e do teatro, se torna relevante nas análises contemporâneas, na medida em que assume seus movimentos e interstícios na e como análise. Também, sendo uma importante ferramenta para compreensão dos gêneros performáticos das sociedades globalizadas como: rituais, teatro, danças, festas, narrativas, movimentos sociais e políticos.

Metodologia: As aulas serão expositivas, seguidas de debates, orientadas por textos, em três encontros de duas horas: 
1°) As noções de Ritual e Performance na Antropologia; 2º) Etnografia e Performance; 3°) Os diversos gêneros performático e a Antropologia da Performance.  Minicurso para até 40 participantes.

3.  DAR À LUZ : PARTO, CULTURA E TRADICIONALIDADES - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Proponente: Danieli Siqueira Soares (UFPE)

A proposta deste minicurso é promover o debate sobre o Parto e o partejar a partir do olhar da cultura popular. Para tanto, serão abordadas perspectivas teóricas que trazem a discussão sobre cultura e tradição, além da bibliografia sobre parto. Neste contexto traremos reflexões a cerca da relação entre o saber classificado como científico e o saber classificado como tradicional, no que se refere ao gestar, parir e nascer. Os processos de colonialidade do saber e do poder que se fizeram e se refazem no universo desta temática também serão tópicos deste minicurso. Abordaremos características específicas da prática do partejar tradicional no Brasil contemporâneo.

Metodologia: Aulas didático-expositiva com duração de 6 h/a, sendo 2 h/a por dia, durante 3 dias. Número de participantes: 15.

4.  INTERMEDICALIDADE E SAÚDE INDÍGENA


Proponente(s): Grupo de Estudos sobre Saúde Indígena - ministrado por Ana Letícia Veras.
Nós, do Grupo de Estudos sobre Saúde Indígena, que compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade, orientado pelo professor Renato Athias, viemos através deste propor um mini-curso para o 13º Encontro de Ciências Sociais, denominado "Intermedicalidade e Saúde Indígena". A proposta do mini-curso de Saúde Indígena é uma exposição oral, abordando o conceito de "intermedicalidade", no âmbito do Sistema Único de Saúde, entre as práticas tradicionais de cura e a Biomedicina dentro das comunidades indígenas no estado de Pernambuco. Nesta perspectiva, a ideia é explanar sobre as diretrizes básicas da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, sua implementação e efetividade a partir das ações da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Apostamos na importância da perspectiva deste mini-curso, pois acreditamos que pode haver diálogo entre a Biomedicina e a Medicina Tradicional, com respeito, complementariedade e reconhecimento de suas eficácias e representações. Através do mini-curso pretendemos demonstrar a importância, para os povos indígenas, do reconhecimento de seu direito a cultura; levando sempre em consideração sua dimensão mutável, que sempre introduz novas práticas e conhecimentos. Isto é, o direito de prosseguir com seus métodos tradicionais, no entanto, o direito de também dispor de atenção biomédica quando assim sentirem necessidade.

Metodologia: Nossa proposta para o mini-curso é uma exposição oral, no entanto, antes de tudo dialógica. O curso teria uma duração de dois dias, sendo 2h/dia, totalizando uma carga de 4h, com a participação de no máximo 25 pessoas, facilitando a interação.

5.  NAGÔ A'JÓ

Proponente: Helaynne Sampaio (UFPE)


Nagô A'jó, em língua iorubana, significa dança nagô e consiste em um balé afro, criado em 2007 por Maria Helena Sampaio e Helaynne Sampaio no Ilê Obá Aganjú Okoloyá (Terreiro de Mãe Amara). Seu objetivo primordial é expressar por meio dos movimentos os elementos da Tradição Nagô presentes no cotidiano da referida casa de culto aos Orixás. A proposta do minicurso tem como finalidade oferecer uma introdução do método, técnicas e vocabulário próprios do Nagô A’jó.

Metodologia: Aulas didático-expositiva com duração de 2 a 3 horas diárias. Duração: 3 dias. Número de participantes: 15.

6.  SOCIOLOGIA PÚBLICA: CONCEITO E APLICAÇÕES - INSCRIÇÕES ENCERRADAS (Vagas esgotadas)


Proponente(s): Alberto Luis Cordeiro de Farias (UFPE), Aloízio Lima Barbosa (UFPE), Berlano Bênis França de Andrade (UFPE).

A díade engajamento crítica social constitui-se em um dos temas mais transversais da teoria e análise sociológica. Perpassando as elaborações dos clássicos e dos neoclássicos, conserva ainda hoje a tensão original entre teoria e prática, que traduz e reformula. Dentre as proposições mais difundidas e debatidas está a formulação de uma “Sociologia Pública”, do sociólogo Michael Burawoy. O minicurso se propõe a uma aproximação conceitual com a “Sociologia Pública”, suas especificidades frente as sociologias acadêmica, profissional e crítica, bem como suas aplicações práticas a partir de experiências históricas coletivas e individuais determinadas.

Metodologia: O curso acontecerá em quatro manhãs e constará fundamentalmente de leitura e discussão de textos (a serem disponibilizados antecipadamente ao público interessado) além da exibição de vídeos e imagens. Público limite de 30 pessoas.

7.  SPSS PARA CIENTISTAS SOCIAIS - INSCRIÇÕES ENCERRADAS (Vagas esgotadas)

Proponente: Dalson Britto Figueiredo Filho (UFPE)


O principal objetivo é oferecer uma introdução ao software SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os participantes vão ser capacitados a elaborar banco de dados, construir de tabelas e gráficos. Além disso, o curso aborda noções básicas de correlação e regressão linear de mínimos quadrados ordinários. O domínio desse software permitirá ao aluno trabalhar com pesquisas de opinião, pesquisas de mercado, estudos transversais e qualquer banco de dados que seja de seu interesse.

Metodologia: O curso combina aulas expositivas com atividades práticas com o SPSS. Os alunos receberão diferentes bancos de dados, sugestões de leituras e listas de exercícios. Número de vagas: 20. Tempo de duração: 12 horas distribuídas em três encontros de quatro horas.
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